Emo: a verdade sobre a música e o movimento - Jornalistando NEWS: Crítica de Cinema, cultura pop e entretenimento

29 de abril de 2010

Emo: a verdade sobre a música e o movimento

Emo: é um estilo musical que surgiu nos anos 80 nos Estados Unidos.

O cenário era triste na cena Punk Rock americana: shows violentos, pouca musica com conteúdo, bandas que surgiam e duravam menos de 2 anos e algumas demos. Tentando buscar uma solução para a cena musical, jovens da época se juntavam afim de fazer um som hardcore, porém diferenciado de alguma forma.

Um dos iniciantes dessa caminhada foi a banda Fugazi, que fazia um som semelhante ao punk rock, porém com letras não-violentas, e até "sentimentais" demais. No entanto, outras bandas arriscaram investindo em um som alternativo e agressivo contendo letras bem elaboradas. Na década de 80 e 90, surgiram centenas de bandas seguindo o mesmo som e ideal, como Mineral, Minor Threat e Still Life.

Créditos/imagem:  Sounds Like Us
Fugazi: foi considerada uma banda emo dos anos 80. Como sempre, a mídia e a indústria musical costuma encontrar um rótulo para tudo. Acredito que eles não se consideravam "emos", mas tinham uma raiz romântica do Hardcore  e não me parecia o tipo de banda adepta a rótulos. Algumas pessoas costumam afirmar que eles pertencem ao cenário Punk Rock e talvez em suas composições haja um pouco de romantismo. A mídia geralmente gosta de encontrar rótulos para facilitar a compreensão e associar cada estilo musical aos seguidores daquele movimento. 
O tempo passou e a "mídia independente musical" da época, precisava de um nome para tudo aquilo que estava surgindo no cenário hardcore americano. Então, surgiu o termo "emo", aliás nunca tinha sido mencionado entre os músicos que faziam esse tipo de som. Porém, o emo não se tratava de um adolescente de 13 anos chorão, ou seja, era ligado a melodia agressiva contendo letras com um tom "emocional" ou "sentimental".
Alguns dos adeptos ao estilo musical "Emocore" começaram a curtir o som antes de sua popularização. 

De 2003 pra cá, quando estourou essa onda emo no Brasil, os rótulos cresceram e o cenário musical evoluiu abrindo as portas para a inovação. Em 2008 surge a banda Restart também chamados de "coloridos", o seu vestuário era extravagante usavam cores fluorescentes e vibrantes. Influenciados pela tendência da época usando isso ao seu favor. Os jovens seguidores gostavam de se parecer com os ídolos aderiram das cores das roupas aos acessórios.

Créditos/imagem: Diário Catarinense e divulgação Restart
Começaram, a emplacar a partir de 2009, antes eram conhecidos através da rede social MySpace utilizada por várias bandas que estavam começando.  Eles não tinham sequer gravadora, porém estavam fazendo mais sucesso que Mc Fly e outras bandas do mesmo estilo.

Créditos/imagens: site Mirror e divulgação Mc Fly
Fizeram sucesso no Brasil e no exterior conquistando diversos fãs ao redor do mundo através das suas turnês internacionais. Esses jovens paulistanos da Restart eram conhecidos pelos apelidos: Pe Lanza, Pelu, Koba e Thominhas. 


Créditos/imagem: divulgação Restart e Tudo Nostálgico
RESTART: apelido e nome verdadeiro dos meninos: Pe Lanza (Pedro Gabriel Lanza Reis) vocalista  e baixista, Pelu (Pedro Lucas Munhoz) vocal  e guitarra, Thominhas (Thomas Alexander Machado D” Avilla) bateirista e Koba (Lucas Henrique Kobayashi De Oliveira)back vocal/guitarra. 
As músicas mais conhecidas e lembradas pelos fãs até a atualidade são elas: Recomeçar e Levo comigo

Deste estilo musical a banda que eu mais curtia e sigo ouvindo as músicas é Nx Zero. Tenho até o DVD "62 mil horas até aqui" ganhei de presente no meu aniversário de 18 anos e guardo com muito carinho.


Créditos/imagem: Todateen e divulgação Nx Zero

Este foi o primeiro clipe oficial lançado pela banda e o meu favorito. Empresariados pelo produtor musical Rick Bonadio, eles foram evoluindo musicalmente conquistando uma legião de fãs.


Espero que tenham gostado dos post. 
Grande abraço a todos e fique com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido leitor, seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog. Deixe sua opinião, dica, elogio, crítica (com fundamento) ou sugestão.

❤ Seja bem-vindo e volte sempre!