Bandeira para o Revolution Day - Jornalistando NEWS: Crítica de Cinema, cultura pop e entretenimento

19 de abril de 2016

Bandeira para o Revolution Day

No dia 15 de abril o curso de Moda da Ulbra, realizou a confecção de uma bandeira para o Fashion Revolution Day.

Laboratórios de costura e modelagem do curso de Design Moda

Curiosidades:

O Fashion Revolution é um movimento global criado em 2013 na Inglaterra, após o desabamento do edifício Rana Plaza, que abrigava confecções de roupas em Bangladesh, deixando 1133 mortos e 2500 feridos.

A campanha surgiu com os objetivos de: aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração desenvolvidos na criação de um futuro mais sustentável. E criar conexões trabalhando rumo à mudanças de longo prazo, exigindo transparência na indústria e nos negócios com a reflexão: Quem fez minhas roupas?


Para conhecer mais sobre o Fashion Revolution segue o site oficial: 


Para o encerramento da Semana do Mercado, os professores do Curso de Moda da Ulbra, propôs uma atividade para engajar todos os alunos de design: a criação e confecção de uma bandeira feita a partir de resíduos têxteis. (pedaços de tecidos)

Créditos/imagens: arquivo Ulbra
Divididos por equipes os alunos decidiram como a construção da bandeira de retalhos (tamanho, cores, disposição dos retalhos, como será costurada) poderia ser elaborada. Aliás, deveriam seguir a seguinte regra: ela deve conter o logo do Fashion Revolution e/ou a pergunta "Quem fez minhas roupas?”
Bandeira confeccionadas por alunos
A bandeira será confeccionada com retalhos em parceria com o Banco do Vestuário Têxtil da Fiergs, que após ser hasteada no campus da Ulbra, voltará ao banco para doação a entidades carentes como colcha de retalhos. 

A sugestão dos professores foi que integrantes destas equipes trouxessem retalhos de casa ou roupas para descarte e material de costura. E assim, foi possível incrementar na criação desse projeto e revolucionar ajudando aqueles que precisam se aquecer no frio.

Transformando os resíduos de tecidos em colchas
Crédito/imagens: disponibilizadas pela coordenação do Curso de Moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido leitor, seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog. Deixe sua opinião, dica, elogio, crítica (com fundamento) ou sugestão.

❤ Seja bem-vindo e volte sempre!