18 de setembro de 2015
Planejando Trade Marketing- Palestra de Rubens Sant'Anna na Ulbra
Na noite desta quarta-feira (10), o professor de Introdução a Economia nos convidou para assistir uma palestra do curso de Administração, cujo tema era Trade Marketing e foi ministrada por Rubens Sant' Anna. Ele é especialista em Trade Marketing, com mais de 10 anos de atuação em variados segmentos de bens de consumo, com destaque para o calçadista, alimentar, bebidas, medicamentos, higiene e beleza, ferramentas e vestuário.
Imagem/divulgação: Rubens Sant'Anna |
Autor do livro Planejamento de Trade Marketing, possui Pós-Graduação em Branding e Psicologia do Consumidor, MBA em Gestão Executiva, ambos pela ESPM, e especialização em Gerenciamento por Categorias pela ECR Brasil. Professor titular da ESPM, Rubens Sant'Anna introduziu no Rio Grande do Sul, em 2007, o conceito de Trade Marketing, tendo desde então atuado para diversas empresas na implementação do setor e formado centenas de profissionais nos curso que idealizou.
Em primeiro lugar vou esclarecer o que é Trade Marketing segundo a palestra: é uma área específica do marketing relacionada com o aumento da procura por parte do atacadista, varejista ou distribuidor e que pode trazer vários benefícios para esses elementos. Os empreendedores tem utilizado esse método em suas empresas também.
Ele iniciou a palestra com uma breve explicação de como uma marca é criada. O início da empresa se começa pelos sonhos e ideias, depois vem a estrutura central para quem eu vou vender / foco (público alvo). O posicionamento competitivo, o diferencial no ambiente comercial fará com que o cliente lembre da empresa ou produto.
Canal de venda: ponto estratégico do negócio
- O poder de comunicação é o que diferencia o líder dos demais.
- Entender a perspectiva do outro é a base da comunicação eficiente.
Três verdades para o século XXI:
1) Só há um caminho: inovar (não se prender aos hábitos)
- A chave da vantagem competitiva é vencer os obstáculos.
- A inovação é o papel dos líderes.
- A diferenciação faz com que se ocupe uma área diferente.
2) É preciso entender a mente do cliente
3) Precisamos ter produtos "únicos" e uma história relevante para conquistar os nossos alvos que são os clientes.
Precisamos parar de nos fixar nesses questionamentos: "O que ?, Como? ou Porque ?"
Afinal, a peça chave para despertar interesse de compra será apresentar uma proposta que ligadas a emoção desta forma quem vê o produto sentirá o desejo de adquiri-lo. Obviamente, isso deve ser inserido juntamente a campanha de marketing publicitário.
Vender com encantamento e propósito. A história precisa ser contada de uma forma arrebatadora conquistando os ouvintes. (história sobre o produto ou da loja que se importa em satisfazer o cliente atendendo-o com dedicação).
Tudo que escrevi acima são anotações do conteúdo apresentado pelo palestrante.
Já assisti muitas palestras, mas essa eu gostei muito e indico também pra vocês empreendedores lerem o livro dele para adquirir entender um pouco mais sobre Trade Marketing.
O palestrante foi direto e objetivo em sua apresentação prendendo nossa atenção e no encerramento ele concluiu com uma frase de Steve Jobs.
"Não deixe que a opinião dos outros calem sua voz interior."
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