Planejando Trade Marketing- Palestra de Rubens Sant'Anna na Ulbra - Jornalistando NEWS: Crítica de Cinema, cultura pop e entretenimento

18 de setembro de 2015

Planejando Trade Marketing- Palestra de Rubens Sant'Anna na Ulbra

Na noite desta quarta-feira (10), o professor de Introdução a Economia nos convidou para assistir uma palestra do curso de Administração, cujo tema era Trade Marketing e foi ministrada por Rubens Sant' Anna. Ele é especialista em Trade Marketing, com mais de 10 anos de atuação em variados segmentos de bens de consumo, com destaque para o calçadista, alimentar, bebidas, medicamentos, higiene e beleza, ferramentas e vestuário.


Imagem/divulgação: Rubens Sant'Anna


Autor do livro Planejamento de Trade Marketing, possui Pós-Graduação em Branding e Psicologia do Consumidor, MBA em Gestão Executiva, ambos pela ESPM, e especialização em Gerenciamento por Categorias pela ECR Brasil. Professor titular da ESPM, Rubens Sant'Anna introduziu no Rio Grande do Sul, em 2007, o conceito de Trade Marketing, tendo desde então atuado para diversas empresas na implementação do setor e formado centenas de profissionais nos curso que idealizou.

Em primeiro lugar vou esclarecer o que é Trade Marketing segundo a palestra: é uma área específica do marketing relacionada com o aumento da procura por parte do atacadista, varejista ou distribuidor e que pode trazer vários benefícios para esses elementos. Os empreendedores tem utilizado esse método em suas empresas também.

Ele iniciou a palestra com uma breve explicação de como uma marca é criada.  O início da empresa se começa pelos sonhos e ideias, depois vem a estrutura central para quem eu vou vender / foco (público alvo). O posicionamento competitivo, o diferencial no ambiente comercial fará com que o cliente lembre da empresa ou produto. 



Canal de venda: ponto estratégico do negócio



  • O poder de comunicação é o que diferencia o líder dos demais.
  • Entender a perspectiva do outro é a base da comunicação eficiente.


    Três verdades para o século XXI:

    1) Só há um caminho: inovar (não se prender aos hábitos)


    • A chave da vantagem competitiva é vencer os obstáculos.
    • A inovação é o papel dos líderes.
    • A diferenciação faz com que se ocupe uma área diferente. 

    2) É preciso entender a mente do cliente 

    3) Precisamos ter produtos "únicos" e uma história relevante para conquistar os nossos alvos que são os clientes.

    Precisamos parar de nos fixar nesses questionamentos: "O que ?, Como? ou Porque ?" 
    Afinal, a peça chave para despertar interesse de compra será apresentar uma proposta que ligadas a emoção desta forma quem vê o produto sentirá o desejo de adquiri-lo. Obviamente, isso deve ser inserido juntamente a campanha de marketing publicitário. 

    Vender com encantamento e propósito. A história precisa ser contada de uma forma arrebatadora conquistando os ouvintes.  (história sobre o produto ou da loja que se importa em satisfazer o cliente atendendo-o com dedicação).

    Tudo que escrevi acima são anotações do conteúdo apresentado pelo palestrante.
    Já assisti  muitas palestras, mas essa eu gostei muito e indico também pra vocês empreendedores lerem o livro dele para adquirir  entender um pouco mais sobre Trade Marketing.
    O palestrante foi direto e objetivo em sua apresentação prendendo nossa atenção e no encerramento ele concluiu com uma frase de Steve Jobs.


    "Não deixe que a opinião dos outros calem  sua  voz interior."  






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