Irã impede mulheres de verem partida da Liga de Vôlei - Jornalistando NEWS: Crítica de Cinema, cultura pop e entretenimento

22 de junho de 2014

Irã impede mulheres de verem partida da Liga de Vôlei


Proibição era exclusiva para estádio de futebol

Créditos/imagem: El País Brasil (A luta de uma mulher iraniana contra as proibições
A sociedade iraniana é muito machista pois na concepção deles as mulheres servem conforme costumes religiosos apenas para procriar e cuidar da casa, filhos e marido sem ter opinião diante dos acontecimentos factuais.
Lendo uma notícia no jornal me chamou atenção quando foi relatado pela imprensa iraniana que mulheres, inclusive jornalistas creditadas para acompanhar o evento, foram impedidas de assistir à partida pela Liga Mundial de Vôlei Masculino entre Irã e Itália, prevista para domingo. Segundo a agência Irna, as mulheres estão proibidas de entrar no estádio nas próximas três partidas. 

O Irã está no grupo A do torneio, junto com Brasil, Polônia e Itália, e deve enfrentar os italianos no complexo esportivo Azadi, em Teerã, neste domingo.
Nos eventos anteriores, apenas as jornalistas puderam entrar, enquanto que as torcedoras que ficaram de fora protestaram nos arredores do complexo. Segundo a imprensa local, o vice-presidente encarregado da Família e das Mulheres, Shahindokht Molaverdi, protestou contra a proibição, afirmando que ela não existia até o momento para partidas de vôlei. 
Então, se não havia esse tipo de proibição em jogos de vôlei porque fizeram as mulheres passarem por tal constrangimento e serem barradas de um evento de grande importância para o país. Porque?

Simples, porque é da cultura do país que em locais com grande concentração de homens as mulheres fiquem afastadas, para não manchar a honra da família. No país, o público feminino foi oficialmente proibido de entrar em estádios de futebol por causa do comportamento obsceno de alguns torcedores masculinos. Mas se os homens quiserem festejar podem ou ter outras esposas. Um pouco curioso isso, me questiono muito e fiquei desapontada pois haviam jornalistas tentando fazer seu trabalho e foram proibidas de fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido leitor, seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog. Deixe sua opinião, dica, elogio, crítica (com fundamento) ou sugestão.

❤ Seja bem-vindo e volte sempre!