George Lucas um exemplo de persistência - Jornalistando NEWS: Crítica de Cinema, cultura pop e entretenimento

7 de julho de 2020

George Lucas um exemplo de persistência

Caro leitor, neste post vou contar a vocês o porque devemos acreditar nos nossos sonhos inspirado em um cineasta genial. Sonhar vai muito além da classe social, se temos recursos ou não. Na verdade, é a maneira como enxergamos a situação a nossa volta. Sem recursos, o projeto pode ser adiado por um momento, mas ainda sim devemos seguir a diante. 


George Lucas criador de Star Wars
Foto/divulgação: George Lucas (arquivo pessoal)

Na atualidade, temos diversos exemplos de pessoas humildes, persistentes que enxergaram no problema uma oportunidade para criar ou até mesmo se reinventar. George Lucas, o diretor e criador da franquia Star Wars se encaixa muito bem neste quesito. Ele disse duas frases muito importantes:

"Eu tinha um problema: uma história que eu queria contar.  No processo de criação de Star Wars, não havia muitos estúdios de efeitos visuais. Então tive de criar um."

"Sonhos são muito importantes. Você não consegue alcançar se não consegue imaginar."

Foto/divulgação: George Lucas (Star Wars)

George, se viu em meio a um dilema gostaria de criar um filme diferente repleto de efeitos, porém não havia quem fizesse isso. Decidiu criar um estúdio que atendesse as suas necessidades. Aos poucos, nascia a "Lucas Films" através da sua persistência  toda a magia de Star Wars vista nas telonas pode ser recriada. 

Responsável por duas das maiores franquias da história "Indiana Jones" e também "Star Wars". George Walton Lucas JR, nasceu na Califórnia em 1944, queria ser um piloto de corrida. Mas, o seu destino foi outro: o cinema. Seus filmes unindo ação e ficção científica com o tempo foi moldando uma nova geração de obras cinematográficas servindo de referência. Star Wars,  obteve sucesso de crítica, público e bilheteria ao longo das suas sequências. Porque o público se sentia envolvido pela história nutrindo a curiosidade em desvendar o mistério por traz de cada trama. 

Apaixonado por carros, durante a sua juventude participava de várias corridas fora de circuito sonhando em se tornar um piloto profissional. Esse amor por automóveis quase lhe custou a vida no auge dos seus 18 anos sofreu um acidente enquanto dirigia. Esse acontecimento deixou o jovem preocupado com o futuro decidindo dedicar-se aos filmes. 
A vida dele  não foi fácil, estudou em uma universidade comunitária na cidade onde cresceu chamada Modesto Junior College. Estudou assuntos como antropologia, sociologia e literatura. 

 
Movido por um sonho...
O interesse por cinema falou mais alto, isso fez George pedir transferência para a Escola de Artes Cinematográficas da Universidade do Sul da Califórnia, uma das pioneiras em cursos de cinema. Nessa época, ele conheceu alguns dos amigos que se tornariam seus principais parceiros e colaboradores, um rapaz chamado Steven Spielberg. 

Era de fato um jovem curioso trabalhou como assistente de produção, operador de câmera, editor de documentários em grandes filmes, entre eles O Caminho do Arco-Íris (1968) e Caminhos Mal Traçados (1969), ambos dirigidos por Francis Ford Coppola, que anos mais depois se consagrou  com O Poderoso Chefão.

No fim da década de 1970, o diretor quis tentar fazer a ficção científica inspirado pelos filmes do personagem Flash Gordon, aventuras espaciais lançadas a partir dos anos 30. O cineasta escreveu o roteiro de Guerra nas Estrelas, um longa contando a história de Luke Skywalker, um jovem que embarca em uma aventura para salvar a galáxia das forças malignas do Império.  
Nem tudo são flores, o filme teve vários problemas durante a produção e o elenco contou com atores praticamente desconhecidos do público. Nada disso fez o cineasta recuar, ainda sim o longa foi um sucesso comercial arrecadando mais de US$ 775 milhões de bilheteria. Uma raridade para a época, inspirando brinquedos, revistas em quadrinhos (HQ's), livros e diversos tipos de produtos. Vale citar outros filmes clássicos da franquia, como O Império Contra-Ataca (1980), O Retorno de Jedi (1983).

Divulgação/Star Wars:  Star Wars O Império Contra Ataca (cartaz)



A mente criativa do diretor foi além, antes de lançar o primeiro episódio de Star Wars escreveu a história The Adventures of Indiana Smith, uma versão moderna dos clássicos dos anos 30 e 40. O roteirista Philip Kaufman, o ajudou a desenvolver o roteiro do que viria a se tornar, o primeiro
filme da franquia "Indiana Jones".

Lembra do jovem Spielberg colega de faculdade de George Lucas?

Parceria entre Steven Spielberg e George Lucas
Foto/divulgação: Steven Spielberg e George Lucas 

Eles seguiram com a amizade produzindo filmes juntos. Indiana Jones é um grande exemplo desta forte parceria. Steven Spielberg, amigo de faculdade de Lucas, foi chamado para dirigir, e Harrison Ford,  foi escolhido para viver o protagonista. 

Indiana Jones Os Caçadores da Arca Perdida
Reprodução/Paramount: Indiana Jones Os Caçadores da Arca Perdida (cartaz)


A jornada de um cineasta, criador e realizador de sonhos não é fácil, nem tudo é só glamour há muito trabalho a ser feito. Quem trabalha com audiovisual sabe muito bem as dificuldades por trás das câmeras. É nos bastidores que arte começa aos poucos a ganhar vida. Um roteiro bem escrito contendo uma história inovadora e envolvente chama a atenção dos estúdios de Hollywood desta forma eles investem nas grandes superproduções. Eles têm feeling criativo sabem a diferença entre algo lucrativo e rentável para os estúdios. No entanto, vale ressaltar que vários filmes campões de bilheterias também já foram rejeitados, mas quem acredita no potencial de um trabalho bem feito continua persistindo até ver a obra concluída.

A vida sem sonhos é praticamente vazia e se não acreditarmos em  nosso potencial estaremos fadados ao fracasso. O segredo é acreditar e fazer o máximo para esse projeto deixar de ser apenas um mero sonho para se transformar em uma realidade concreta. No início pode até parecer difícil, mas conforme vamos nos dedicando, focando no objetivo a concretização será mais rápida. Jamais faça auto-sabotagens, ou seja, dizer frases negativas para si mesmo. Você pode fazer qualquer coisa apenas se  se acreditar na sua capacidade criativa, agir e continuar tentando todos os dias porque o resultado com certeza virá. Se o talentoso George Lucas conseguiu você também consegue!
Inspire-se, batalhe, foque e prossiga!





Receba os posts por e-mail:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido leitor, seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog. Deixe sua opinião, dica, elogio, crítica (com fundamento) ou sugestão.

❤ Seja bem-vindo e volte sempre!