A vida é feita de ciclos - Jornalistando NEWS: Crítica de Cinema, cultura pop e entretenimento

13 de novembro de 2022

A vida é feita de ciclos

Olá caro leitor, sou adepta a mudanças, embora muitas vezes elas causem um pouco de medo são realmente necessárias. Preparei para vocês uma reflexão sobre a importância das mudanças e como elas podem ser benéficas para o nosso crescimento pessoal e profissional.


Quando estamos devidamente confortáveis em um determinado local, emprego ou situação financeira nos acomodamos. Isso se chama zona de conforto e dali não queremos sair porque aparentemente está tudo sob controle. Mas, a vida muitas vezes nos desafia e quando não somos agradecidos pelo que temos passamos por situações desafiadoras. A lei da atração ensina que manifestamos tudo aquilo que pensamos. De acordo com Henry Ford:


"Se você diz que pode ou não pode, você está certo."


Essa tal lei me fez enxergar a importância dos pensamentos, afirmações positivas e a gratidão pelas coisas que já tenho. Parece difícil no início entender como podemos ser uma espécie de ímã, no qual atraímos aquilo que emanamos. Um exemplo claro disso, seria uma pessoa que acorda pensando "eu não posso me atrasar inúmeras vezes ao longo do dia ou que ela não tem sorte na vida". Internamente, ela já está determinando um pensamento de fracasso ao acordar nos primeiros minutos do dia, invés disso deveria mudar o foco desses pensamentos e agradecer. Uma atitude de gratidão tira a nossa concentração dos pensamentos que não são bons, ou seja, pensamentos negativos. 


Um dia desses ouvi a seguinte frase: 

"Tudo aquilo que nos desafia, nos transforma." 


Simplesmente, fiquei chocada porque embora as mudanças nos causem um certo estranhamento ou medo de arriscar, elas podem ser positivas e essenciais para o nosso crescimento. Uma vida regrada e muito planejada quando saí fora dos trilhos causa desconforto para pessoas metódicas e calculistas.


Confesso caro leitor, já fui uma dessas pessoas. No entanto, percebi que podemos mudar a rota ou encontrar um novo caminho para chegar até onde queremos. 

Eu concluí a minha graduação em jornalismo na FSG, desta forma. Eu determinava algo e mantinha o foco naquele objetivo. Jurei pra mim mesma que por dignidade e amor pela profissão eu iria concluir o curso de jornalismo, sim esse sempre foi o meu sonho. O maior de todos no topo da lista. No entanto, durante a graduação costumava comentar com os professores que o meu TCC seria um trabalho diferenciado. Eu estabeleci uma meta e fixei a ideia de produzir um projeto audiovisual autoral no formato de documentário. O coordenador do curso achou a ideia ousada e me incentivou, além de dar todo o apoio que eu precisasse ao longo dessa jornada.


Foto/reprodução: arquivo pessoal

Quanto mais eu lia sobre o tema escolhido, me sentia interessada e envolvida. Resolvi produzir um filme ensaio sobre "abuso infantil", um assunto extremamente delicado. Em resumo, fiz a pesquisa, produzi o filme utilizando os equipamentos que eu tinha e o trabalho foi editado e entregue. No dia da banca, os professores aplaudiram o meu documentário feito com muito carinho e dedicação. Além disso, recebi um convite de um dos professores do curso de cinema para fazer uma especialização na instituição. 

Foto/reprodução: arquivo pessoal

Escutei de diversas pessoas frases desmotivadoras para deixar de lado o projeto, produzir um podcast ou uma pesquisa monográfica simples. No entanto, a minha persistência e força de vontade sempre estiveram em primeiro lugar. Eu mentalizava todos os dias: "Eu sou capaz, eu posso fazer isso. O meu filme é maravilhoso, eu já tirei a melhor nota. Eu sou inteligente, eu tenho os melhores equipamentos..."


Antes de dormir, após realizar essas afirmações eu já me imaginava sendo aplaudida pela banca, os professores elogiando o meu trabalho e até mesmo se emocionando. Embora eu estivesse passando por alguma situação desafiadora, eu não deixava nada anular os bons pensamentos. Eu aprendi com a lei da atração, a visualizar como se já estivesse acontecendo todas aquelas coisas e por esse motivo eu estava muito feliz e agradecida. Aos poucos, eu fui me acalmando e a ansiedade passou a não atrapalhar mais o meu desempenho durante todo aquele processo criativo. 


Foto/reprodução: arquivo pessoal 


Foto/reprodução: arquivo pessoal


Pensar que o plano A vai dar errado e que devemos ter um plano B, já é uma ideia equivocada para manifestar um emprego novo, por exemplo. Você precisa se preparar para a entrevista e se sentir confiante porque em seguida você vai passar por um processo de avaliação. O medo geralmente limita os nossos sonhos, desta forma nos sentimos incapacitados de ser até mesmo aprovados naquela entrevista. 


Obviamente, se você se inscreveu para determinada oportunidade já está enviando um sinal ao universo informando a sua capacidade para assumir aquele cargo. Você tem as atribuições necessárias para trabalhar naquela empresa.  Dependendo do tipo de vaga, a pessoa pode se mostrar criativa, autêntica sem perder a sua essência. Os recrutadores, gostam de pessoas dinâmicas e objetivas, portanto, não enrole, responda com sabedoria os questionamentos e o resultado será como esperado.


Já passei mal antes de entrevistas, tive crises de ansiedade minutos antes de falar com o recrutador. Mas, eu enfrentava a situação de frente respirava fundo para me acalmar e sempre funcionava. Primeiramente, devemos entender que somos seres em perfeita evolução e somos capazes de mudar aquilo que não queremos. É possível ter uma condição financeira melhor, mudar para outra cidade, viajar ou encontrar a alma gêmea. 


O segredo está em pensar que você é capaz de ter e ser tudo aquilo que deseja. Para conquistar é necessário batalhar, focar e  mentalizar tudo fluindo com naturalidade na sua vida. 


Assista o documentário "O Segredo" ou leia o livro "The Secret" da autora Rhonda Byrne, desta forma você vai entender como a lei da atração funciona. 


>Onde comprar? 

Você pode encontrar esta edição do livro em Português no site da Amazon a partir de R$44,90. Já a versão em inglês (The Secret) a partir de R$67,00 no enjoei.com  ou em E-book no aplicativo Kindle por R$35,91. 


Mudar a forma de pensar, é um dos primeiros passos para uma vida melhor. Se eu entendi como ser mais feliz e realizada vocês também conseguem. As crenças limitantes, nos impedem de dar o próximo passo. Espero que apreciem o livro e apliquem todas as dicas que nele contem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido leitor, seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog. Deixe sua opinião, dica, elogio, crítica (com fundamento) ou sugestão.

❤ Seja bem-vindo e volte sempre!