Olá caro leitor, preparei pra você algumas curiosidades sobre a parceria entre a rádio Pop Rock FM e a rádio Mix FM. O que mudou de lá pra cá, leia e entenda.
Foto/divulgação: Pop Rock FM, Ulbra 2011
Quando "Prezados ouvintes: a história do rádio e do Pop Rock" foi lançado a rádio ainda permanecia com o mesmo nome. As alterações na programação começaram a aparecer a partir de 2012, mas a parceria com Mix veio somente no ano seguinte. A princípio os locutores foram mantidos, a programação recebeu uma adaptação e aos poucos surgiram novos programetes (programas curtos de 2 a 5 minutos dentro do programa principal).
Acompanhei de perto essa mudança acontecendo quando estudava na Ulbra. Gosta de ouvir a frase: "Pop Rock FM, a rádio da Ulbra" ou "Pop Rock FM, a música é o nosso oxigênio".
Em setembro de 2013, a Pop Rock, na frequência 107.1, passou a ser Rádio Mix FM, e a estreia foi marcada com uma promoção para os ouvintes, a ida para o Rock in Rio com tudo pago pela emissora. Segundo assessoria de comunicação da Ulbra, a parceria deve durar cinco anos, e tem como objetivo aproximar ainda mais a Pop Rock dos seus ouvintes e retomar a promoção de shows e eventos. Parte da programação local será mantida, bem como os locutores.
A Rádio Mix FM está presente em mais de 20 municípios brasileiros entrou no ar às 15 horas do dia 20 de setembro de 2013 no dial gaúcho, na região da Grande Porto Alegre e Planalto. A Mix FM Porto Alegre é uma estação de rádio FM brasileira, que opera nas frequências 107.1 MHz de Canoas, no Rio Grande do Sul. Líder de audiência tem uma programação voltada ao público jovem sua matriz está localizada na cidade de São Paulo, e retransmite sua programação para outras regiões do Brasil.
Foto/reprodução: Rádio Mix (Perdigão e Rodrigo Lúcio)
Perdigão e Rodrigo Lúcio, fizeram parte deste período de transição e mudança de perfil da Pop Rock para a Rádio Mix. Segundo eles, o maior desafio e preocupação no veículo quando chegou ao Rio Grande do Sul foi se aproximar do público gaúcho. Prova disso foi a data escolhida para estreia da Mix: 20 de setembro um dia festivo e importante para os gaúchos.
Depois da "grande parceria" e o "fim da Pop Rock", aconteceram algumas mudanças significativas com objetivo de reestruturar a rádio. O desafio estava lançado, desde o início o time liderado por Mauro Borba fez um planejamento estratégico visando ganhar novamente a confiança dos ouvintes.
O quê mudou?
A Pop Rock, anteriormente tinha um perfil de público muito diferente com uma programação distinta. No início a mudança de um veículo para o outro foi um pouco difícil em relação ao público porque muitas pessoas que gostavam da Pop Rock não se adaptaram ao estilo da Mix. No entanto, a Mix, por sua vez tem um nome amplo que abrange diversos estilos musicais. A aproximação com o público se dá principalmente pelas redes sociais facilitando a interação entre os comunicadores e os ouvintes.
Para o futuro, o grande plano seria introduzir a Mix em festivais de música como por exemplo, "Mix Festival". Para isso, a emissora está estudando questões de mercado, parcerias e receptividade do público com festivais de música. Em São Paulo por exemplo, a Mix tem um retorno expressivo e alto índice de venda de ingressos nesses festivais, mas aqui no Sul essa ideia ainda deve ser muito bem estudada.
A Ulbra, por sua vez tem muito a ganhar com o estúdio da Mix localizado dentro da universidade, através da presença da rádio também nos vestibulares e eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá querido leitor, seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog. Deixe sua opinião, dica, elogio, crítica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Seja bem-vindo e volte sempre!