7 de abril de 2021
Dia do Jornalista: Conheça a história de George Orwell
Fotos/reprodução: George Orwell; Pinterest |
Imagem/reprodução: Superinteressante; George Orwell |
Foto/reprodução: George Orwell; BBC |
"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo resto é publicidade".
Esta frase é apreciada pelos jornalistas e muito citada por professor de Jornalismo. Realmente, é uma bela frase e também muito reflexiva sobre a profissão. No entanto, não posso parabenizá-lo por essa declaração por dois motivos: o primeiro é porque ele não está vivo. O autor de "A Revolução dos Bichos" e "1984" faleceu em 1950 e também porque ele não é autor da frase.
O famoso jornalista a citar esta expressão é William Randolph Hearst, que nasceu em 1863 e em 1887, assumiu a direção do San Francisco Examiner, um diário que seu pai havia adquirido sete anos antes. Em 1895, comprou o New York Morning, ele adquiriu até 1930, seu apogeu, 28 diários e 18 revistas. Uma versão americana de Assis Chateaubriand (Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo foi o dono de um império jornalístico no Brasil.)
Foto/reprodução: William Rodolph Hearst; Factinate |
Hearst foi a inspiração para o personagem protagonista do filme “Cidadão Kane”. Sobre a frase dita por ele, um dos sites que investigou a origem da citação foi o Quote Investigator (Investigador de Citação, em português), segundo o site a frase foi atribuída erroneamente a George Orwell e que ela foi dita originalmente por Hearst. Conforme o site, em 1953, Brian Roberts escreveu uma carta ao veículo “The Journal”, um periódico publicado pelo Instituto de Jornalistas na Grã-Bretanha e Roberts atribuiu parte da expressão a Hearst, quando disse:
“O trabalho da imprensa é obter notícias e publicá-las e, como William Randolph Hearst observou uma vez, “a notícia é algo que alguém quer suprimido”.
Em 1988, uma versão mais completa foi creditada a William Randolph Hearst, durante um discurso no Parlamento do Reino Unido pelo político Peter Archer, quando ele disse que William Randolph Hearst costumava dizer aos seus repórteres:
“Notícia é o que alguém, em algum lugar, não quer publicada: todo o resto é propaganda”.
Portanto, o autor célebre da frase é mesmo Hearst. A atribuição a George Orwell se deu por uma confusão feita na internet, onde o autor também disse frase semelhante, porém, baseada no que o Hearst disse primeiro. Até o The Guardian atribui a frase a Orwell, mas os créditos estão incorretos.
Parabéns, excelente conteúdo.
ResponderExcluir