Estresse vs Síndrome do Pensamento Acelerado - Jornalistando NEWS: Crítica de Cinema, cultura pop e entretenimento

19 de agosto de 2018

Estresse vs Síndrome do Pensamento Acelerado

Olá leitor, é bom sair da zona de conforto refletir sobre a maneira como estamos vivendo e as nossas ações. Já li sobre algumas celebridades ou pessoas bem sucedidas que resolvem se afastar de tudo buscando a paz interior e o autoconhecimento. Algumas dessas pessoas viajam para lugares distantes ou adotam a peregrinação, ou seja, caminham por vários quilômetros levando apensas uma mochila nas costas.
Todas essas viagens independente do destino tem um custo e também um único objetivo limpar a mente se esvaziando do estresse e da síndrome do pensamento acelerado. Quando estamos tão sobrecarregados buscando agradar os outros, provar a nossa capacidade, talento ou valor em algum momento nos sentimos frustrados se algo não sai como esperado. 
A pior coisa nessa vida é fazer tudo para agradar as outras pessoas ou corresponder as expectativas delas e não as nossas. Abraçar o mundo deixando as nossas vontades, sonhos e  desejos de lado para agradar alguém isso causará um incomodo de alguma forma.

Créditos/imagem: Síndrome do Pensamento Acelerado- A empreendedora blog
Caro leitor, você deve estar se perguntando: "Em que situação essa síndrome se encaixa na sua vida ou no momento que esta vivendo?"
Fique tranquilo, vou explicar tudo. Segundo médico psicanalista e escritor Augusto Cury, a  "Síndrome do Pensamento Acelerado" é uma alteração, onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que pessoa permanece acordada. Isso dificulta a concentração, aumenta a ansiedade desgastando a saúde física e mental.

Créditos/imagem: Augusto Cury divulgação e Gazeta de Rio Preto
O problema desta síndrome, não está relacionado ao conteúdos dos pensamentos, mas sim com a  sua quantidade e a velocidade com que acontecem dentro do cérebro. Normalmente, surge em pessoas que precisam se manter constantemente atentas,  produtivas e sob pressão, por isso, é comum em executivos,  profissionais da saúde, escritores, professores e jornalistas. Até em crianças os sintomas tem aparecido com frequência causando preocupação aos pais e em consequência disso a procura por tratamentos especializado. 

Principais características de uma pessoa com o Pensamento Acelerado:
  • Ansiedade;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Ter pequenos lapsos de memória (falta de atenção ou esquecimentos constantes);
  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldade para pegar no sono;
  • Irritabilidade fácil;
  • Não conseguir descansar o suficiente e acordar cansado;
  • Inquietação;
  • Mudança de humor repentina;
  • Insatisfação constante;
  • Sintomas psicossomáticos (alterações psíquicas/ mente que se manifestam no corpo) como: dor de cabeça, dor nos músculos, queda de cabelo e gastrite, por exemplo. 
Além disso, é comum a sensação de que as 24 horas do dia não são suficientes para atingir as metas ou fazer tudo o que deseja.

Créditos/imagem: site Educação cultura e cidadania 
Alguém se identificou? 
Se a resposta for sim, você deve manter a calma depois procurar a ajuda de um psicólogo ou médico da sua confiança para entender mais e tratar de maneira eficaz.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico desta síndrome é feito pelo psicólogo ou psicanalista com base nos sintomas e relatos do paciente, mas pessoa também pode responder a um questionário para ajudar a identificar a síndrome mais rápido. 

Como tratar a Síndrome do Pensamento Acelerado

O tratamento deve ser orientado por um profissional especializado como psicólogo ou psiquiatra, por exemplo. Mas, geralmente é feito com inserindo e adaptando novos hábitos de vida,  incluindo várias pausas durante o dia, atividade física ou incluir momentos para ler livrou e ouvir música. O objetivo deste tratamento é aliviar a  mente do estresse constante que era submetida desacelerando aos poucos buscando a qualidade de vida. 
É ainda aconselhado evitar longas jornadas de trabalho, as  tarefas relacionadas ao trabalho dever ser apenas durante o horário do expediente, e tirar férias por curtos períodos de forma mais frequente.  

Os medicamentos utilizados para tratar a síndrome são os ansiolíticos, que combatem a ansiedade, e os antidepressivos, caso haja depressão associada, mas tudo será sobre sob prescrição de um psiquiatra ou psicoterapeuta. O uso apenas de medicamentos não é eficaz porque precisa de acompanhamento constante para expor as emoções, aprender a controlar os pensamentos e  mudanças de hábitos. 

Para combater esse problema algumas dicas simples podem ser adotadas: 
  • estudar e trabalhar com música ambiente relaxante, num baixo volume. Priorizar sons da natureza e música clássica são um dos exemplos que contribuem para a concentração e relaxamento. 
  • Separar dois momentos do dia para entrar nas redes sociais  e não estar estar sempre online  evitando os excessos de informação. 
  • A dica  mais importante, manter contato com pessoas que te trazem paz, bom ânimo e essa sensação só podemos esperar de bons amigos. Mantenha contato direto com os amigos deixando de lado o contato virtual constante priorizando o diálogo. 
Através de estudos e pesquisas sobre o comportamento e a mente humana o escritor Augusto Cury (médico psiquiatra, doutor em psicanálise e professor) escreveu  o livro: "Ansiedade: Como enfrentar o mal do século".
Se você sofre por antecipação, acorda sempre cansado, não tem paciência para trabalhar com pessoas lentas, tem dores cabeça ou musculares. Infelizmente, foi acometido pela Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada por Augusto Cury como o novo mal do século, ultrapassando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar  a qualidade de vida.

Créditos/imagem:  Augusto Cury e Saraiva
Caro leitor, trouxe este tema para o post desta semana porque já passei por isso lutando contra a "depressão e a SPA". A pressão era tão grande no trabalho, em casa, a sensação era de expectativa vs frustração, estresse,  falta de sono e cansaço intenso no dia a dia. Somente uma pausa em todas as atividades poderia me proporcionar descanso eliminando toda sobrecarga emocional que eu tinha naquele momento. Em busca do autoconhecimento foi possível recomeçar reavaliando as minhas prioridades e desta vez fazendo o que tenho vontade. O objetivo central é focar naquilo que acredito mantendo a fé em Deus e as coisas começaram a fluir e a alegria prevaleceu. 
Tenho um livro deste autor o título se chama: "Nunca desista dos seus sonhos", nos fazendo entender sobre os nossos sonhos e como devemos batalhar por eles diariamente. A nossa decisão no presente definirá o nosso futuro.

Créditos/imagem:  Augusto Cury divulgação e Saraiva
Recomendo estes dois livros, mas em especial este sobre os sonhos porque tem um texto estruturado, linguagem leve e nada massante de fácil compreensão. Não se trata de um livro chato de autoajuda, mas algo que te fará pensar diferente e sair da zona de conforto visando o sucesso e a paz em todas as áreas da vida. Quando estamos tranquilos e confiantes conseguimos tomar decisões inteligentes sendo assim, obtemos resultados positivos.

Espero que tenham gostado do post.
Fiquem com Deus e bom final de semana.

Siga  o blog no Bloglovin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido leitor, seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog. Deixe sua opinião, dica, elogio, crítica (com fundamento) ou sugestão.

❤ Seja bem-vindo e volte sempre!